Etiquetas

, , , , ,

A Lua serve de inspiração para inúmeras lendas e mitos ao redor do mundo. A lenda de hoje vem do Japão e é conhecida como Kaguya da Lua. Repare que não há o tão comum final feliz das nossas histórias.

Era uma vez um velho artesão que fazia objetos de bambu para viver. Um dia, ele encontrou um bambu especialmente bonito e brilhante no alto de uma montanha. Quando o cortou, uma pequena nenenzinha saiu de dentro da planta. O velho levou a criança com ele, deu-lhe o nome de Kaguya e a criou, juntamente com a mulher dele.kaguya da lua

Em alguns meses, a menina havia crescido muito e ficado ainda mais linda do que já era. Sua beleza atraiu vários príncipes e cinco deles chegaram a propor casamento à menina. Ela pediu a cada um deles que procurasse pelo mundo e trouxesse para ela um lendário tesouro, como uma língua de dragão, chifre de unicórnio ou coisa parecida. Quem conseguisse, se casaria com ela.

O primeiro príncipe morreu tentando. O segundo falsificou o tesouro, mas sua trapaça foi logo descoberta. Outros simplesmente falharam. E, assim, ninguém pôde casar-se com a menina, até que o próprio Imperador a pediu em casamento – e ela recusou!

Muitos anos se passaram. O artesão reparou que Kaguya parecia triste e melancólica quando via a lua. E, quando ele lhe perguntou por que, ela respondeu: “Descobri que eu sou filha do luar, e que o povo da lua virá levar-me embora daqui na próxima lua cheia”.

É claro que o velho pai postiço ficou surpresíssimo. Ele decidiu não deixar que aquilo acontecesse de jeito nenhum. Falou com o imperador que, por sua vez, mandou seus soldados para guardarem a casa.

Mas de nada adiantou. Na lua cheia, tal como Kaguya dissera, uma carruagem desceu do céu e parou em frente à casa da menina. O exército imperial lutou bravamente, mas tudo foi em vão – afinal, os soldados lutavam contra forças muito poderosas.

O luar veio até a menina e ordenou-lhe que dirigisse a carruagem de volta à lua. Ela chorou, agradeceu, despediu-se do artesão e de sua mulher e foi embora, obediente, reinar como Princesa da Lua.

Fonte: mingaudigital.com.br

promoção Dia das CriançasJá está participando da nossa Promoção Dia das Crianças?

Anúncios