Ontem, além do Dia das Crianças, também foi comemorado o Dia Nacional da Leitura. Aliás, duas coisas que deveriam andar sempre juntas. Segundo estudo realizado pela Associação Nacional de Livrarias (ANL), o mercado de livros infantis está em expansão. Em 2010, o setor cresceu 9,6% em relação ao ano anterior, e a literatura infantil já é responsável por 15% do faturamento das livrarias.

O estudo “Retratos da Leitura no Brasil”, realizado em 2008 pelo Instituto Pró-Livro, mostra que a faixa etária das crianças que mais leem é de 11 a 13 anos. São 8,5 livros por ano, sendo que apenas 1,4 deles foram lidos fora da escola. E a mãe tem um papel fundamental no cultivo do hábito da leitura – é o que mostra o estudo. O exemplo da família é fundamental, já que das pessoas que se declararam não leitoras, 85% disseram nunca terem ganhado um livro de presente.

Então, que tal estimular o amor pelos livros nos pequenos com um ambiente ainda mais convidativo à leitura? Olhe que ideias criativas para estantes.

Estante urso

Estante cavalo

Estante árvore

Anúncios