Etiquetas

, , ,

Você conhece a história de Clara de Ovo? Não? Provavelmente porque ela ficou conhecida como Branca de Neve, e não pelo nome que seu pai, o rei, pensou em batizá-la a princípio. Se no post anterior falei sobre os dois filmes que estrearão esse ano sobre a princesa dos contos de fadas, nesse vou falar sobre a nova versão da história lançada em livro. Ou melhor, sobre as sete versões.

Branca de Neve e as sete versões, de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, é o terceiro volume da coleção Fábrica de Fábulas da Editora Alfaguara, que apresenta novas versões para antigos contos infantis. O primeiro volume foi Chapeuzinhos Coloridos, o segundo foi O Patinho Feio que não era Patinho nem Feio e o próximo será Os trinta e três porquinhos.

Em Branca de Neve e as sete versões os autores criam uma envolvente brincadeira ao propor, a cada momento decisivo, duas opções de dar continuidade à história. Com isso o leitor vai construindo sua própria história ao intercalar passagens já conhecidas com as novas versões propostas. Em tempo de interatividade digital, os autores conseguem trabalhar muito bem esse recurso no livro, Some-se a isso um texto bem-humorado e inteligente e o que temos é um livro delicioso que consegue arrebatar nossa atenção como se já não conhecêssemos o enredo.

E se Branca de Neve, em vez de arrumar a casa dos anões, a deixasse ainda mais bagunçada? E se ela guardasse a maçã em vez de comê-la? Ou então fosse encontrada pelo caçador e não pelo príncipe? O livro nos mostra que fugir do final feliz pode ser muito mais interessante e divertido.

And the last but not the least, as ilustrações que simulam sobreposições num jogo de esconde-revela fascinante. Bruna Assis Brasil, com seu desenho lúdico, acompanha as inovações inseridas na história com figuras que parecem saltar das páginas para o nosso colo. Até a velha horrenda que bate à porta dos anões com maçãs envenenadas para a Branca de Neve é uma fofura. Nunca mais vou conseguir pensar em Branca de Neve sem me lembrar do traço de Bruna.

Confiram abaixo uma das lindas ilustrações do livro:

Anúncios