Etiquetas

, ,

Na estante do Nick tem livros que ele já leu (ou melhor, nós lemos para ele), livros que ele está tendo contato agora e livros que ele só lerá no futuro. O que todos esses livros têm em comum: foram escolhidos com muito carinho. E como livro bom a gente tem mesmo é que difundir, resolvi criar essa coluna no blog para compartilhar com vocês os livros e as impressões que cada um deles me deixou. Quem sabe no futuro não será o Nick a dar sua opinião aqui?

E para a coluna de estreia trouxe um livro adorável, indicado para todas as idades. Desde os pequeninhos até os mais crescidos irão se encantar com a história de Sofia e o dente de leite, de Henrique Rodrigues.

Quando vai dormir, Nick pede que leiamos uma história para ele. Em seguida, ele é que nos “reconta”a história, baseado naquilo que ouviu e nas ilustrações. Algumas vezes ele mesmo é que escolhe o livro na estante, outras, somos nós. E Sofia e o dente de leite, por ser um livro fino, deu para ler todo na mesma noite.

Um dos encantos do livro é o fato de ele ser todo escrito em versos. Henrique, escritor e poeta afiado do mundo dos adultos, quando resolveu mergulhar no universo infantil trouxe junto sua maestria com as rimas. Reparem só:

E assim, por horas a fio,
Sofia laçava o dente.
Virou quase um desafio,
mas ela foi insistente
e com muito sangue frio
deu um puxão mais bravio…
e foi-se o dente da frente!

A história gira em torno de Sofia e seu dente malemolente, ou, como diria seu melhor amigo, malemodente. A menina está com o dente mole e todos aconselham-na a arrancá-lo, mas tem medo porque sente dor. Até que, ao ler sobre a Fada do Dente, Sofia se anima a deixar o dente partir para que outro novo ocupe o seu lugar.

Ao ouvir sobre “dente mole”, Nick foi logo chegar os seus para ver se havia algum que estivesse prestes a cair.Além do texto ritmado e envolvente, o livro traz à tona, de forma divertida, um tema que muitas vezes causa apreensão nas crianças.

E fazendo rima com os versos de Henrique estão as charmosas ilustrações de Bruna Assis Brasil. Já havia comentado sobre o trabalho dela aqui no blog, no post sobre Branca de Neve e as sete versões, mas foi com o livro da Sofia e o dente de leite que eu conheci o seu trabalho.

Sofia e o dente de leite 5

As ilustrações de Bruna são sempre uma surpresa. Por mais que você tenha se detido, admirado, a cada olhada surge um elemento novo, algo que não havia sido notado. É como se ela trabalhasse em camadas e, a cada novo olhar nosso, fosse revelando um detalhe aqui, outro detalhe acolá. E o traço dela tem personalidade própria, é inconfundível. Dá para reconhecer em qualquer lugar. Espiem só:

Sofia e o dente de leite é música para os ouvidos dos pequenos, que se deixam levar pelo andamento compassado do texto e o deslumbramento das ilustrações.

Henrique acabou de lançar outro livro infantil, Alho por alho, dente por dente, junto com André Moura. Mas isso já é assunto para outro post. Para ficar por dentro do trabalho do escritor, acesse seu site.

E para conhecer mais ilustrações da Bruna, vá até a Girafa Listrada.

Sofia e o dente de leite
de Henrique Rodrigues
Ilustrações de Bruna Assis Brasil
Editora Memória Visual
24 páginas

Anúncios