Etiquetas

, ,

daestante_logo

sereiazinhaAmo trabalhos manuais! Quanto o tempo permite, gosto de fazer tricô, crochê, scrap e outras invencionices. Então, quando vi a capa do livro Sereiazinha – uma história bordada, da querida Andréa Pernambuco Toledo, me apaixonei de cara. A ilustração da capa parece que vai saltar do livro e pular no nosso colo: uma linda sereia bordada sobre um fundo em relevo. Mas não é apenas a capa, todo o livro é ilustrado com os adoráveis bordados da Marcela Fernandes de Carvalho.

Mas antes de falar do livro, preciso falar como a Andréa, que mora em Natal (RN), surgiu na minha vida. Um dia recebi uma mensagem dela na fan page do O DONO DA LUA contando como a campanha de pré-lançamento que fiz para o livro nas mídias sociais a inspirou a criar a página da Sacita, primeiro livro que ela estava lançando, e pela mesma editora que o meu, a Escrita Fina. Ela conheceu o meu trabalho por meio dessa entrevista que dei para meus alunos da faculdade.

Nick esperando sua vez na fila de autógrafos

Nick esperando sua vez na fila de autógrafos

Pois agora em janeiro, tive a alegria de conhecê-la pessoalmente, por ocasião do lançamento no Rio dos dois livros dela: o primeiro, Sacita, e o segundo, Sereiazinha, que foi o que Nick escolheu primeiro para ouvir a história. E logo o livro no qual a fofa da Andréa escrevera uma dedicatória linda pra ele: “Para Nicholas, que é dono da lua e de um livro, mais um livro para sua coleção!”.

Nick atento às ilustrações

Nick atento às ilustrações

A história da sereiazinha que vive sozinha no mar é contada como uma doce cantiga de ninar. Além da sereia, tem avó bordadeira e quatro crianças que adoram brincadeira. “Acordam com o sol e dormem com a lua/Contam as estrelas que caem do céu/Estrela-do-mar cada um tem a sua”, escreve Andréa. Nick adorou identificar no texto algumas palavras que já conhece, como sol, lua e estrela. E também aprendeu que tem estrela não só no céu, mas no mar também. “O mar molha a sereia bordada, que ganha vida/As meninas olham encantadas. O menino diz que duvida”

Nick se deixando ninar pela sereiazinha

Nick se deixando ninar pela sereiazinha

Uma linda história que fala sobre amizade,sobre a importância de acolher quem está sozinho, mesmo que o outro pareça tão diferente de si. Os versos rimados e breves em meio aos bordados inspirados da Marcela são perfeitos para a idade do Nick. E lidos em voz alta ganham vida, e torna-se impossível parar na metade. Assim, mesmo que a cadência da história tenha ninado Nick e ele, dormido ao lado da sereiazinha e de seus novos amigos, não consegui parar de ler em voz alta até que chegasse ao fim.

Nick recebendo o carinho da criadora da Sereiazinha

Nick recebendo o carinho da criadora da Sereiazinha

Anúncios